terça-feira, 5 de maio de 2009

Olá, pessoal! Agradecemos a todos os amigos que nos visitaram e puderam postar um comentariozinho, e votaram na nossa enquete, isso vai ajudar a melhorar o nosso trabalho.

Nesta semana nos dedicaremos ao fruto que deu origem ao chocolate. Contaremos sua história e como dele surgiu essa iguaria muito apreciada por todos.

Abraços a todos! Continuem nos visitando sempre, estaremos sempre atualizando.


Cacau: História e Evolução


Quando os primeiros colonizadores espanhóis chegaram à América, o cacau já era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, no México, e os Maias, na América Central. De acordo com os historiadores, o cacaueiro, chamado cacahualt, era considerado sagrado. No México os Astecas acreditavam ser ele de origem divina e que o próprio profeta Quatzalcault ensinara ao povo como cultivá-lo tanto para o alimento como para embelezar os jardins da cidade de Talzitapec. Seu cultivo era acompanhado de solenes cerimônias religiosas.

Esse significado religioso provavelmente influenciou o botânico sueco Carolus Linneu (1707 – 1778), que denominou a planta de Theobroma cacao, chamando-a assim de “manjar dos deuses”.

Os índios consideravam as sementes de cacau tão valiosas que as usavam como moeda. Quatrocentos sementes valiam um countle e 8.000, um xiquipil. O imperador Montezuma costumava receber anualmente 200 xiquipils (1,6 milhões de sementes) como tributo da cidade de Tabasco, que corresponderiam hoje a aproximadamente 30 sacas de 60 quilos. Diz-se que até um bom escravo podia ser trocado por 100 sementes. Ainda sobre o uso do cacau como moeda, Peter Martyr da Algeria escrevia em 1530, no livro DE ORBE NOVO PETRI MARTYRES AB ALGERIA: “Abençoado dinheiro, que fornece uma doce bebida e é beneficio para a humanidade, protegendo os seus possuidores contra a infernal peste da cobiça, pois não pode ser acumulado muito tempo nem escondido nos subterrâneos”.


(Fonte: Ceplac - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - www.ceplac.gov.br)

Related Posts with Thumbnails

Delex no mundo