quarta-feira, 6 de maio de 2009

Hoje teremos um pouco mais da história do cacau e seus benefícios

A Árvore dos Frutos de Ouro

O cacaueiro é originário de regiões de florestas pluviais da América Tropical, onde até hoje, é encontrado em estado silvestre, desde o Peru até o México. É classificado do gênero Thebroma, familia das Esterculiáceas. Foi citado pela primeira vez na literatura botânica por Charles de l'Ecluse, que a descreveu sob o nome de Cacao fructus. Em 1937, foi descrito como Thebroma fructus por Linneu, que em 1753 propôs o nome de Theobroma cacao, que permanece até hoje.
Os botânicos acreditam que o cacau é originário das cabeceiras do rio Amazonas, tendo se expandido em duas direções principais, originando dois grupos importantes: Criollo e Forastero. O Criollo, que se espalhou em direção ao norte, para o rio Orinoco, penetrando na América Central e Sul do México, produz frutos grandes, com superfície enrugada. Suas sementes são grandes, com interior branco ou violeta pálido. Foi o tipo de cacau cultivado pelos índios Astecas e Maias.
O Forastero espalhou-se bacia amazônica abaixo e em direção às Guianas. É considerado o verdadeiro cacau brasileiro e se caracteriza por frutos ovóides, com superfície lisa, imperceptivelmente sulcada. O interior de suas sementes é violeta escuro ou, algumas vezes quase preto.
Para se desenvolver melhor, o cacaueiro exige solos profundo e ricos e clima quente e úmido, com temperatura média de cerca de 25ºC e precipitação anual entre 1.500 e 2.000 milímetros, sem períodos secos prolongados.

(Fonte: CEPLAC - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - www.ceplac.gov.br)
Related Posts with Thumbnails

Delex no mundo