sexta-feira, 19 de março de 2010
Vai um moranguinho aí?
segunda-feira, 8 de março de 2010
Nozes
Uma noz em botânica é um fruto seco com apenas uma semente (raramente duas) no qual a parede do ovário ou parte dela torna-se muito dura na maturidade. A maioria das nozes vem dos pistilos com ovários inferiores e não abrem na maturidade.
Exemplos de nozes verdadeiras são os frutos dos carvalhos (bolotas), das avelaneiras, das faias, das castanheiras, das nogueiras e a castanha-de-caju.
"Nozes" em culinária são uma categoria muito menos restritiva do que nozes na botânica, o termo que está sendo mal aplicado a muitas sementes que não são nozes verdadeiras. Qualquer semente grande, oleaginosa, com casca dura e usada como alimento pode ser considerada como uma noz. Porque as nozes têm geralmente um índice elevado do óleo, são um alimento e uma fonte de energia altamente apreciada. Um grande número sementes são comestíveis por seres humanos e são usadas na arte culinária, comidas cruas, germinadas ou torradas, como um aperitivo ou em doçaria, ou ainda espremidas para lhe extrair o óleo que é usado na culinária e em cosméticos.
Nozes são uma fonte nutritiva e significativa para a vida selvagem. Isto é particularmente verdade em locais de clima temperado onde animais como gaios e esquilos armazenam bolotas e outras nozes durante o outono para se preparem para a falta de comida durante o inverno até a chegada da primavera.
terça-feira, 2 de março de 2010
Amarula
Esta é uma das melhores combinações, amarula com chocolate, entenda um pouco de onde vem essa frutinha que deu origem ao licor tão apreciado por muitos.A Marula (Sclerocarya birrea) (skleros dura, karya noz - referência ao miolo dentro da casca) da árvore africana maruleira, particularmente a árvore também é chamada de elephant tree (árvore do elefante) ou marriage tree (árvore do casamento). A árvore cresce no bioma das savanas da África do Sul e da região da África oriental (região da África subequatorial) e não é cultivada pelo homem, é uma árvore de tamanho mediano, caracteriza-se por um tronco único acizentado e uma copa de folhas verdes, podendo atingir cerca de 10 metros de altura em baixas altitudes e pradarias abertas, típicas da savana. Os frutos podem ser ovóides ou globosos, e contém polpa suculenta, doce-acidulada e uma semente, bastante conhecida pelo seu uso no licor da marca Amarula®, produzido através da fermentação de seu suco. A distribuição das espécies através da África seguiram a migração do povo Bantu, por ter sido um importante item da sua dieta desde os primórdios. Pertence a mesma família Anacardiaceae da manga, da castanha de caju e do pistache.
Amarula é um licor, preparado do creme ou da fruta da marula, . A Amarula passou a ser comercializada em 1989. A bebida possui um sabor suave semelhante ao caramelo. Pela associação da árvore da marula com elefantes, o fabricante fez do elefante o símbolo da marca comercial e suporta um programa de conservação destes animais.

